2011 - Da piada viemos, na piada nos mantemos!!!
Uma história que une o inusitado, uma pitada de ousadia, uma boa dose de entusiasmo e, acima de tudo, muita, mas muita coragem. Esses foram os ingredientes que resultaram no que hoje é o mais extrovertido evento de veículos antigos do país.
Enquanto o Brasil vê o movimento do antigomobilismo crescer de forma excepcional, a esmagadora maioria dos eventos que acontecem são exposições, encontros de colecionadores com seus carros e demais eventos que tem o hábito de deixar os veículos antigos parados enquanto os visitantes caminham entre eles.
O Pé na Tábua (PNT) é um evento que caminha na contramão desta tendência. Em qualquer de nossos eventos os visitantes também são torcedores e podem ficar acomodados onde acharem melhor pois a atração principal, os veículos antigos, virão até os visitantes, afinal, estamos em uma corrida.
Mas é uma corrida de verdade?
É, e não é! O PNT tem como filosofia promover a alegria, a saudade, a nostalgia e o bem-estar de quem participa e visita nossos eventos. Gostamos de dizer que o PNT é um evento de "Entretenimento Automotivo" onde ganha as provas quem passeia mais rápido! Para isso, adotamos um princípio "valioso", procuramos sempre manter as categorias niveladas por baixo, atendendo sempre as necessidades da maioria. O regulamento é sempre pensado na maioria dos participantes e também na preservação do patrimônio histórico-cultural, que são os veículos antigos.
Atualmente, temos 4 edições de Pé na Tábua por ano, sendo:
A Corrida de Calhambeques
Quando damos a largada, um grid formado por carros fabricados até 1936 dispara!!!
Mas se esses carros que correm, possuem mais de 80 anos, será que não vão estragar? O Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques (PNT-CC) existe por várias razões, a principal delas é mostrar que o automóvel nasceu para andar. Como diria o ex-presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Henrique Thielman: "O Auto é Móvel - Se fosse para ficar parado, se chamaria Autofixo". A primeira Corrida de Calhambeques nasceu em janeiro de 2011 na cidade paulista de Franca e, desde então, passou a ser uma referência para quem gosta de unir diversão, lazer e carros antigos
O PNT - TT / As Motos em sua arena própria
As corridas de motos existem desde quando elas surgiram. Assim nasceu o "Troféu Turismo", na Ilha de Man, há mais de 100 anos. Com a fama conquistada, a abreviação de Troféu Turismo para "TT" foi logo no início. No Brasil, o TT também trazia o apelido carinhoso de "Tira-Teima". Nos dias de hoje, o Brasil quase não realiza eventos com motos antigas. O intuito do PNT-TT foi justamente arrebanhar os colecionadores de motos antigas do Brasil e promover um evento onde todos possam confraternizar e andar com suas motos na pista. Preparado para motocicletas fabricadas até 1984, o PNT-TT vem sendo realizado desde 2014 na cidade paulista de Barra Bonita e já é considerado o maior evento de motos antigas do Brasil.
KING-KOMBI - Um PNT inteirinho para a Velha Senhora
Chegou a vez das Kombis! O veículo que por mais tempo se fabricou no Brasil. Durante 56 anos (mais sete anos de importações diretas) a Kombi foi responsável por transportar famílias, mercadorias, progresso e, principalmente, histórias. Realizado pela primeira vez em 2016 a cidade escolhida também é a paulista Barra Bonita. Um evento exclusivamente para a Kombi, com exposições, gincanas, área de alimentação exclusiva para empresas que utilizam kombis, estandes de profissionais que atuam no mercado de restauração e acessórios das Kombis, acampamento e muito mais.
É um dos eventos que mais atraem a família para o PNT, justamente por isso a gente gosta de realizar esta edição sempre no mês de Julho para aproveitar as férias escolares.
PNT - 2T / A emoção dos anos 60 revista em 2 Tempos
Antes mesmo de existir os primeiros motores de 4 tempos (isso, aquele do seu carro) o mundo experimentava outros tipos de motores. Um deles era o motor 2 Tempos.
Aliás, o próprio Nicolaus Otto (o inventor do motor de 4 Tempos) criou primeiro um motor de 2 Tempos em 1867 e, desde então, lá se vão mais de 150 anos!!!
No Brasil, uma empresa apostou numa marca para agradar os brasileiros no momento que teve a oportunidade de fabricar seu próprio carro. Essa empresa era a Vemag e esse carro foi o DKW, um simpático veículo com motores 2 Tempos, de 3 cilindros, que agradou em cheio o gosto do Brasileiro.
Oficialmente o DKW nasce Brasileiro em 1956, mas antes desse parto verde e amarelo já existiam DKWs alemães por aqui e também outros carros, motos e caminhões com o sistema 2 Tempos.
É justamente esse segmento que o PNT-2T busca homenagear, os motores 2 Tempos! Este evento acontece na Fazenda Dimep (mesmo local do PNT de Calhambeque) e consegue dar uma boa ideia de como eram os pegas nos anos 60!